Curso grátis de refrigeração em SP: oportunidade

O SENAI (Oscar Rodrigues Alves) de São Paulo vai abrir turmas gratuitas de qualificação e aperfeiçoamento profissional para as áreas de refrigeração, climatização.

É necessário o preenchimento de declaração de baixa renda pelo aluno. Caso ele não preencha é necessário o pagamento de R$ 40,00 de taxa de inscrição.

O curso tem um total de 1.200 horas

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (11)2065-2812 ou Escola Oscar Rodrigues Alves

Conforme informação do site do SENAI as matérias a serem abordadas no curso de refrigeração são:

CONDICIONAMENTO DE AR RESIDENCIAL

Ciclo frigorífico no diagrama Ph (super aquecimento, subresfriamento); Potência e rendimento: diagrama Ph; Fluidos refrigerantes; Lubrificantes; Equipamentos de condicionamento de ar residencial: características, instalação; Planilha de carga térmica; Instalação de condicionadores de ar; Manutenção em condicionadores de ar: testes dos componentes e de vazamento; Evacuação da unidade; Carga de gás; Teste de vazamento; Normalização; Programas de manutenção.

REFRIGERAÇÃO RESIDENCIAL

Equipamentos de medição: régua graduada, paquímetro; solda oxi-acetilênica; Ciclo frigorífico; Componentes: tubo compensador, desumidificador, compressores herméticos, condensador, evaporadores, tubo capilar, tubulação; Teste de vazamentos; Recolhimento de gás; Carga de gás; Soldagem; Unidade selada; Troca de componentes elétricos; Normalização.

ELETRICIDADE I

Fundamentos de eletricidade; Esquemas elétricos de refrigerador e de condicionador de ar.

DESENHO TÉCNICO I

Normalização de materiais e instrumentos; Caligrafia técnica; Geometria: Figuras planas; Linhas convencionais; Sistemas de representação; Cotagem; Supressão de vistas; Cortes; Rupturas.

TERMOFLUIDOMECÂNICA I

Mecânica dos fluidos; Termodinâmica; Temperatura; Pressão; Calor.

CLIMATIZAÇÃO

Sistemas de condicionamento de ar: definições, características, funções, equipamentos, operação; Psicrometria: características, aplicação; Carga térmica de resfriamento; Ventilação geral diluidora; Refrigeração automotiva terrestre: ciclo frigorígeno, circuito elétrico do condicionador de ar automotivo, análise de vazamentos e de rendimento; Manutenção mecânica e elétrica; Normalização.

ELETRICIDADE II

Comandos elétricos; Circuito elétrico de condicionadores de ar central e automotivo.
DESENHO TÉCNICO II
Escala; Construções geométricas; Desenho de arquitetura; Desenho de dutos.

TERMOFLUIDOMECÂNICA II

Calor; Transferência de calor; Equação de Bernoulli; Escoamentos em encanamentos; Fundamentos de escoamento dos fluidos.

REFRIGERAÇÃO COMERCIAL

Equipamentos de refrigeração comercial; Dimensionamento de câmara frigorífica; Carga térmica; Seleção de componentes; Dimensionamento; Ferramentas; Compressores; Instalação e manutenção de equipamentos e troca de gases (retrofit); Componentes do sistema: válvula de expansão, termostato, pressostato, válvula solenóide; Normalização.

REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL

Fundamentos da refrigeração industrial; Fundamentos da termodinâmica; Carga térmica; Seleção e dimensionamento de equipamento frigorífico; Dimensionamento das tubulações frigoríficas; Sistema de múltiplos estágios de pressão; Compressores alternativos e de parafuso: definições, características, funções, operação; Evaporadores, serpentinas de ar e resfriadores de líquidos; Condensadores; Tubulações e reservatórios; Dimensionamento das tubulações frigoríficas; Válvulas e controle de vazão; Refrigerantes; Segurança; Normalização.

ELETRICIDADE III

Comandos elétricos em refrigeração comercial e industrial; Controles eletroeletrônicos em refrigeração automotiva.

DESENHO TÉCNICO III

Fluxograma de tubulações; Desenho isométrico de tubulações.

TERMOFLUIDOMECÂNICA III

Fundamentos; Bombas e instalações de bombeamento; Ventilação; Instalação hidráulica; Gases; Leis da termodinâmica; Condução.

PROCESSOS INFORMATIZADOS

Informática: definições; Sistema operacional; Desenho assistido por computador (CAD); Método de visualização; Criação de objeto; Modificação de objetos; Comandos de edição; Controle de imagem; Desenho tridimensional – 3D.

TERMOFLUIDOMECÂNICA IV

Ciclo de refrigeração; Convecção; Transmissão de calor por condução e convecção; Trocadores de calor.

GESTÃO AMBIENTAL

Desenvolvimento industrial e impactos no meio ambiente; Legislação ambiental; Sistemas de gestão ambiental na indústria; Gerenciamento de gases; Protocolo de Montreal e proteção da camada de ozônio.

GESTÃO DE RECURSOS

Qualidade: princípios e filosofia da qualidade total; NBR série ISO 9000; Ferramentas da qualidade: histograma, diagrama de Paretto, diagrama de causa e efeito; Logística: princípios, arranjo físico (leiaute), catálogo de fornecedores; Administração de custos industriais; Relações humanas: comunicação; percepção e diferenças individuais; Liderança; Trabalho em equipe; Análise de problemas e tomadas de decisão; Motivação; Processo de mudança; Direito trabalhista; Saúde e segurança no trabalho.

PROJETOS

Concepção de projeto em climatização; Concepção de projeto em refrigeração; Planejamento de cada um deles: etapas, cronograma, infraestrutura, ferramentas; Desenvolvimento; Avaliação; Pesquisa: coleta de dados, informações tecnológicas; Estudos e análise da viabilidade econômica e dos aspectos relativos a segurança; Elaboração do memorial descritivo; Ensaios; Simulação; Estruturação do documento final; Técnicas de apresentação.

19 comentários em “Curso grátis de refrigeração em SP: oportunidade”

  1. gostaria de saber se ainda é possível se inscrever e qual o procedimento necessário, sou um curioso do assunto e gostaria de me tornar um especialista.

    1. ligue para 550213274-3465 ou 31839101 ele tem aula pratica mais ele tambem tem cd eu fiz o cursso comele e estou terminando agora em fevereiro derrepente ele manda para voçe ai o cd e muinto bom mesmo recomendo e tem ar janela ,geladeira ,froost fre; e split recomendo meu nome e sergio mec de refrigeraçao.
      ai tem algo que me intereça muinto que é o maçarico berzomatic 8.000 aqui esta custando 310.00 reais ai deve ser mais barato

  2. Eugênio Vale

    Eu gostaria de um curso rápido para instalação de AR Split. Aprender refrigeração / 1200 aulas / etc… etc… é muito para quem quer apenas instalar um ar, Afinal não preciso aprender eletricidade para trocar uma lampada e muito menos conhecer de eletrônica para montar um micro computador.

  3. francisco celestino lara

    quero fazer o curso de refrigeração como faço quanto tempo de duração qual e o valor $

  4. adailton de jesus gomes

    gostaria de fazer um curso de refrigeração para aprimorar mais o meu conhecimento na area

  5. Jose Orlando Alves Maciel

    GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ME INSCREVER PARA O CURSO DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO GRATIS

  6. denevndes pereira neto

    GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ME INSCREVER PARA O CURSO DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO GRATIS

  7. Ricardo augusto

    Gostaria de informações sobre para o ano de 2016 quando começa esse curso de ar condicionado e aonde eu faço a minha inscrição.fico no aguardo de um retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras