Ar condicionado portátil – o que a propaganda não diz…

Ar-condicionado portátil: compra inteligente ou não?


Para muitas pessoas que não querem (ou podem) fazer um buraco em sua(s) parede(s) ou janela(s) e também não querem pagar os nem sempre baratos preços cobrados em uma instalação de split, o ar-condicionado portátil aparenta ser uma “santa” solução para refrigerar um ambiente – ou vários pois ele pode ser deslocados.

No entanto, se muitas pessoas pensam que o ar-condicionado portátil é a solução, muitas outras se arrependem de terem comprado um sem saber todas as características desse tipo de ar-condicionado.

Embora o preço seja quase o dobro de um modelo convencional a fonte de arrependimento não é ele; o motivo de arrependimento são duas características de funcionamento do ar-condicionado portátil que pouca gente conhece e menos ainda leva em conta na hora da compra.

O maior arrependimento em relação ao ar-condicionado portátil é o fato dele ter um pequeno reservatório para acumular água que se condensa no processo de refrigeração e precisa ser esvaziado em poucas horas. São frequentes os casos de clientes que encontram sua casa “alagada” ao acordar ou então são surpresos com um bip repetido no meio da noite que não os deixa dormir.

Todo ar-condicionado ao refrigerar gera água, que se forma pelo processo de condensação da umidade do ar. No caso de um aparelho de janela, a saída dessa água em geral é pela parte traseira, e esses aparelhos são os responsáveis pelo constante pinga-pinga dos centros de nossas cidades. No caso de um split a saída é pelo dreno e aonde ele será instalado é uma das coisas que precisa ser decidida durante a instalação.

O ar-condicionado portátil também tem condensação de água. Mas no caso dele, essa água se acumulada em uma bandeja interna do aparelho que precisa ser esvaziada de tempos em tempos. Alguns modelos têm bandejas maiores, que cabem mais água, outros contam com menores, que precisam ser esvaziadas com mais frequência.

Alguns ares-condicionados portáteis contam com bandejas de somente 3 litros. Se você pensa em comprar um aparelho, fuja desse. Os modelos melhores (e mais caros…) contam com bandejas de 5 a 6 litros.

Um aparelho de 18.000 BTUS, em um ambiente com alta umidade, pode condensar 1 litro de água por hora. Então em 3 horas a badeja do ar-condicionado portátil estaria cheia e você teria de esvaziá-la. Só que é muito provável que isso ocorra no meio da noite, quando você está dormindo. Ou pior, se os sensores do aparelho falharem e não emitirem bips, você pode acordar com sua casa alagada…

A Veja publicou uma matéria em fevereiro de 2010 sobre o ar-condicionado portátil. Tal como está na matéria, eles são caros mas refrigeram. A única coisa que a matéria não menciona é o fato de ser necessário esvaziar a bandeja de água de condensação de tempos em tempos.

Ar-condicionado Portátil também precisa de um buraco na parede ou na janela…

Um outro aspecto que passa despercebido pela maior parte das pessoas é que um aparelho de ar-condicionado não “some” com o calor: ela apenas retira de um local onde não é desejado para outra onde não cria problema.

O ar-condicionado portátil precisa jogar o calor para outro ambiente. Por isso mesmo com um  deles é bem, possível que você tenha de fazer um buraco na sua parede ou janela

Da mesma forma funciona o ar-condicionado portátil. Ele também precisa retirar esse calor para um outro ambiente. Se você reparou na foto acima já deve ter visto a mangueira saindo dele. E é exatamente ela que retira o calor para outro ambiente. Assim, mesmo com o ar-condicionado portátil, você terá de ter um buraco na parede ou janela ou deixar a janela encostado para encaixar o duto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras