Normalmente o profissional de refrigeração utiliza termômetros bem parecidos com os que usamos para medir a temperatura quando estamos com febre. Em geral as únicas diferenças são que eles medem uma maior faixa de temperatura (-50oC a 150oC) e tem um leitor digital.
Mas em algumas situações específicas, termômetros bem mais sofisticados podem precisar ser utilizados. Convém ter uma noção deles e suas características
Termômetro espeto
Originalmente esse termômetro era utilizado na cozinha. Mas alguns profissionais de refrigeração e ar condicionado começaram a perceber que ela muito útil para medir, por exemplo, a diferença entre a temperatura de insuflamento x retorno do ar condicionado e, com isso, diagnosticar de forma rápida e barata se há problema com a carga de gás do aparelho.
Termômetro espeto TP101
Termômetro TP101 Digital Espeto
- Botões Ligar/desligar, centígrados/Fahrenheit e Função Hold (Fixa última medição);
- Memória da última medição;
- Desligamento automático para economia de energia;
- Vai com Tubo plástico para acondicionamento e proteção;
- Segue com bateria 1,5 V LR44.
Indicações de …
Termômetro pirômetro
O termo pirômetro significa alta temperatura. Um termômetro desse tipo tem uma escala digital com capacidade de medir de -40oC a 1100oC. É usado quando se precisa de uma leitura precisa. Tem a indicação de temperatura entre 2 a 10 segundos.
É necessário ter contato com o corpo do qual se pretende conhecer a temperatura.
Termômetro a laser
Mede a temperatura irradiada e absorvida por uma superfície. Este tipo de termômetro usa um pequeno laser para guiar o operador para o item a ser medido. O laser identifica o objeto e um display digital mostra a temperatura do ambiente.
O termômetro a laser tem muita utilidade, como medir a temperatura de uma superfície da qual temos dificuldade de acesso mas não substitui um termômetro comum quando, por exemplo, precisamos medir a temperatura do ar insuflado pelo ar-condicionado.
Termômetro com metal
Alguns termômetros usam a dilatação de metais para medir a temperatura. O metal se expande e contrai à medida que a temperatura sobe ou desce. Essa dilatação e contração move um indicador para cima e para baixo da escala.
São muito utilizados em câmaras frigoríficas.
Termopar
Baseado no fato que a junção de dois metais gera uma tensão elétrica em função da temperatura (Efeito de Seebeck) construíram-se tabelas que medem a temperatura em função da tensão produzida para combinações bastante conhecidas de metais.
A maior limitação do termopar é que é difícil conseguir medir com exatidão variações de temperatura inferiores a 1oC.
São vendidos em diversos formatos e com diversas faixas de temperatura disponíveis. É importante ter em mente a aplicação que se dará ao termopar antes de adquiri um.
Termistor
Os termistores são resistores sensíveis à temperatura, exibindo mudanças na resistência com uma pequena mudança da temperatura do corpo. Esta mudança da resistência com a temperatura pode resultar em um coeficiente negativo da resistência, onde a resistência diminui com um aumento na temperatura (termistor NTC ). Quando a resistência aumenta com um aumento na temperatura, o resultado é um coeficiente positivo da temperatura (termistor PTC).
Através da medição da resistência consegue-se obter a temperatura.
Radiômetro
É um termômetro que detecta raios infravermelhos produzidos por uma substância. É um termômetro bem fácil de usar. Não é necessário contato físico com a substância cuja temperatura será medida.