Carga térmica: como escolher a capacidade adequada do ar condicionado

Cálculo de Carga Térmica para ar-condicionado e split: aprenda como fazer

A grande maioria das pessoas ao comprar um ar-condicionado não sabe exatamente qual a capacidade em BTUS que ele deve ter para refrigerar o local em que ele vai ser instalado. Um número ainda menor sabe que isso pode ser determinado pelo cálculo de carga térmica.

Os sites de fabricantes de aparelhos de ar-condicionado colocam “calculadoras de ar-condicionado” ou “calculadoras de carga térmica” que geram resultados bastante imprecisos. Por outro lado, o vendedor da loja, que quase nunca tem conhecimento técnico, indica um aparelho de maior capacidade do que a necessária pensando muita mais na sua comissão do que em dar uma resposta correta ao cliente.

No entanto, descobrir qual o ar-condicionado ideal não é uma arte e nem um exercício de adivinhação. É uma questão de cálculo (carga térmica) e, por sinal, bem fácil de ser feito. A determinação de qual ar-condicionado é adequado para um ambiente doméstico deve ser feita com o uso da norma ABNT NBR 5858.

Infelizmente vemos muitas pessoas que trabalham com a refrigeração sem o menor conhecimento dessa norma.

O resultado é que existem muitos consumidores insatisfeitos achando que se trata de sorte e não de competência técnica determinar qual a carga térmica adequada que o ar-condicionado deve atender.

Felizmente não é assim: as contas necessárias para determinar qual ar-condicionado ideal são bem fáceis de fazer. Tudo o que é necessário é medir o ambiente e anotar a alguns dados como números de pessoas, potência dos equipamentos no ambiente, etc.

O Portal da Refrigeração e ar-condicionado disponibiliza abaixo uma planilha de cálculo de carga térmica em que lançados os dados, qualquer pessoa tem condição de calcular qual é o ar-condicionado mais adequado para o local que pretende refrigerar.

Utilize nossa planilha de carga térmica

Planilha de Carga térrmica - a forma correta de calcular as btus doa r condicionado
Utilize nossa planilha para calcular a carga térmica do seu ambiente e determinar a capacidade do seu ar condicionado ou split, em BTUS, para refrigerá-lo

Texto integral da norma NBR 5858

Veja também: Diminuindo o calor de um ambiente com ou ser ar-condicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.