Calor e temperatura são diferentes embora no dia-a-dia pareçam ser a mesma coisa. Entenda aqui a diferença entre eles.
Se em dois recipientes com volumes de água diferentes (mas com a mesma temperatura) colocarmos as mãos simultaneamente, uma em cada recipiente, sentiremos a mesma sensação de calor. Isto quer dizer que a intensidade de calor é a mesma, embora as quantidades de água nos recipientes sejam diferentes. Podemos deduzir então que quantidade e intensidade são coisas diferentes.
A água do segundo pote, embora a mesma temperatura, contem cerca de 100 vezes mais calor do que o primeiro.
Assim como temos unidades para medir outras formas de energia, a energia térmica possui sua unidade especial. Na Inglaterra, nos Estados Unidos e em geral na refrigeração a grandeza usada para medir a energia térmica é a B.T.U. (British Thermal Unit). No Brasil a unidade de calor é expressa em caloria.
Uma caloria é a quantidade de calor necessária para elevar a 1°C (um grau Celsius) a temperatura de uma grama de água. Uma B.T.U. é a quantidade de calor necessária para elevar a 1°F (um grau Fahrenheit) a temperatura de uma libra de água. Para elevarmos a temperatura de uma libra de água de 32°F para 212°F serão necessárias 180 B.T.U.
A caloria por ser uma unidade muito pequena, não tem uso muito prático, sendo por isso empregado um múltiplo seu, a quilocaloria (Kcal). A quantidade de calorias necessária para elevar ou diminuir a temperatura de uma substância pode ser conhecida aplicando-se a seguinte relação:
Caloria = diferença de temperatura x peso x calor específico.
Por exemplo, se quisermos saber quantas calorias devem ser retiradas de 89 gramas de carne de galinha cuja temperatura é de 40°C para reduzi-la a 10°C, utilizamos o seguinte cálculo: (40 – 10) x 80 x 0,80 = 1920 calorias.
Conhecendo-se um valor em Kcal, podemos através de uma simples operação, saber seu correspondente em B.T.U.
Se na plaqueta do condicionador de ar indicar 2.500 kcal para acharmos o correspondente em B.T.U. fazemos a seguinte operação: 2.500 x 4 = 10.000 B.T.U.
Isto porque 1°C, é igual a 1,8°F e 1 kg é igual a 2,2 litros. 1,8 x 2,2 = 3,96 (aproximadamente 4 B.T.U.)
Calor específico
Calor específico é a quantidade de calor necessário para aumentar ou diminuir de 1°C, a temperatura de 1kg de um corpo. O calor específico da água é 1, portanto, para elevarmos ou diminuirmos a temperatura de 1 kg de água de 1°C será necessário uma quilocaloria. No sistema métrico o calor específico é denominado quilocaloria e no sistema inglês de medidas B.T.U. O calor específico varia com os diferentes materiais. O cobre possui um calor específico menor do que a água, sendo por isso maior sua capacidade de absorver calor. Na tabela a seguir podemos observar o valor do calor específico atribuído a diversos alimentos e materiais.
Por exemplo, se quisermos saber quantas calorias devem ser retiradas de 89 gramas de carne de galinha cuja temperatura é de 40°C para reduzi-la a 10°C, utilizamos o seguinte cálculo: (40 – 10) x 80 x 0,80 = 1920 calorias
CORRIGINDO 80 gramas de carne
Qual é o calculo que se faz para saber qual é o volume necessário de água para apagar o fogo em 1 metro cubico de madeira.