Vivemos em um país tropical onde durante o verão, e às vezes fora dele também…, a temperatura pode passar dos 40º. C causando incomodo e diminuindo nossa produtividade. O ar condicionado não é um luxo e sim uma necessidade. Mas como todos usá-los já que os aparelhos não são baratos e muito menos a energia elétrica utilizada para fazê-los funcionar?
Uma das respostas possíveis foi encontrada em Bangladesh onde foi construído um ar-condicionado caseiro, sem usar eletricidade, capaz de reduzir a temperatura em até 10º.C, usando apenas garrafas Pet e papelão. E você também pode construir um deles sem grande dificuldade!
Como funciona o ar condicionado caseiro sem eletricidade
A Física nos mostra que diminuindo a pressão de um fluído, diminuímos também sua temperatura, assim permitindo que ele passe a absorver calor. O funcionamento de um ar condicionado mecânico baseia-se nesse conceito e depende que um fluído (o “gás refrigerante”) aumente e diminua de pressão e absorva e libere calor através de tubos e serpentinas (o “sistema”) para reduzir a temperatura de um ambiente. Sendo um processo contínuo e cíclico, é chamado de “ciclo de refrigeração”. Tudo isso utilizando energia elétrica!
No entanto, existem outras formas de reduzir a pressão de um fluído sem a utilização de energia elétrica. Uma delas é criar uma obstrução parcial à passagem de um fluído: é tão comum e conhecida que fazemos isso desde criança quando fazemos um biquinho e sopramos um machucado, por exemplo. O ar condicionado caseiro sem eletricidade simplesmente aproveitou essa ideia em uma escala maior!
De um lado do pedaço do papelão ou qualquer outra placa de material capaz de sustentar as garrafas PET, elas são presas com o lado maior cortado e voltado para o exterior do ambiente. Do outro lado do papelão, que fica para dentro do ambiente, estão as saídas da garrafas, menores. O papelão é colocado em uma janela, por exemplo.
O ar quente exterior entra pelo lado maior da garrafa e ao sofrer obstrução na sua passagem para o lado menor perde até 10º. C de temperatura. E todo sabemos qual a diferença entre dormir com 35º e com 25º C!
Com certeza não é o projeto de ar condicionado mais eficiente do mundo. Mas ele atende a uma necessidade de pessoas com baixíssimo poder aquisitivo de reduzir a temperatura onde dormem e/ ou trabalham. Sempre podemos fazer mais mesmo com os eventuais poucos recursos que temos!
Obrigado por compartilhar