Entra e sai de ambientes com ar-condicionado faz mal a saúde
Fonte: Veja, 03/02/2010
O entra e sai de ambientes quentes para outros com ar-condicionado ataca o sistema respiratório. Infelzimente, essa é a realidade de muitas pessoas que trabalham em ambientes refrigerados. No entanto, mesmo não podendo evitar, você tem como amenizar as consequências para o seu sistema respiratório.
O motivo: “O contraste térmico abrupto associado ao ar seco e à poluição compromete os mecanismos de defesa das vias respiratórias”,
explica o médico Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Os anticorpos do pulmão tornam-se menos eficientes e os cílios e alvéolos trabalham menos na expulsão de partículas, como poeira e poluição. Isso favorece o acúmulo de secreção no sistema respiratório. O organismo fica predisposto a infecções e mais suscetível a vírus de gripes e resfriados. Nos portadores de doenças pulmonares, como asma, bronquite e enfisema, o quadro pode se agravar.
As consequências de entrar e sair de ambientes refrigerados constantemente
vão de tosse, rouquidão e garganta irritada a sinusite e conjuntivite.
Como amenizar o problema
Recomenda-se deixar recipientes com água nos recintos fechados refrigerados para manter o ambiente menos seco. É preciso ainda evitar as mudanças bruscas de temperatura, principalmente as diferenças superiores a 10 graus, e permanecer agasalhado em ambientes frios. A limpeza do filtro do ar-condicionado deve ser feita mensalmente.