Ar condicionado sem manutenção aumemta consumo em 20% –

Ar-condicionado sem manutenção aumenta consumo em 20%

Fonte: Extra, 13/02/2010


Ele é considerado um dos grandes vilões da conta de luz – segundo a Light, é responsável por 25% do consumo residencial. Mas, em dias de forte calor, nada como um ambiente muito gelado, refrescado por um bom aparelho de ar-condicionado. Se for usado corretamente e tiver a capacidade adequada para o local onde está instalado, o equipamento funciona melhor e diminui o gasto no fim do mês.

Um aparelho sujo, sem a manutenção correta, pode aumentar em 20% o consumo de energia, alerta o técnico de refrigeração Daniel Lacerda:

– A sujeira aumenta o consumo de energia, pode queimar o compressor e provocar um curto-circuito.

O ar condicionado do tipo split também precisa de refrigeração, tanto na unidade evaporadora quanto na condensadora. Independentemente do tipo, todo ar-condicionado re-circula o ar através de uma serpentina para esfriá-lo e ela, com o tempo, vai ficando tomada pela poeira do ambiente.

Filtros sujos em splits e ar condicionados de janela aumentam o consumo de energia
Filtros sujos em splits e ar condicionados de janela aumentam o consumo de energia

O ideal, ensina a vendedora Juliana Azeredo, da Multimix Refrigeração, é que o filtro seja limpo de 15 em 15 dias, apenas com água. E, de seis em seis meses, um técnico especializado deve ser convocado para uma limpeza mais profunda.

O bom rendimento de um ar-condicionado depende também da relação entre a carga térmica do aparelho e o tamanho do ambiente a ser climatizado. Um aparelho com capacidade menor que a requerida não vai refrigerar suficientemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras