Refrigeração eletrônica – vale a pena comprar aparelhos refrigerados por ela? – Portal da Refrigeração e Ar Condicionado

Vale a pena comprar um aparelho refrigerado eletronicamente


Salvo se o barulho estiver realmente lhe perturbando, você não deve comprar um aparelho refrigerado eletronicamente.

O consumo de energia de aparelhos de refrigeração eletrônica é muito maior do que os de refrigeração por compressor.

Muitos fabricantes divulgam que seus aparelhos refrigerados eletronicamente são econômicos, mas essa não é a verdade. Quase sempre o consumidor não verifica as informações e achando que está fazendo uma grande vantagem adquirindo um aparelho “eletrônico”, acaba tendo que pagar mensalmente uma conta de luz sensivelmente mais alta do que se estivessem usando um aparelho com o tradicional compressor.

Vamos ver um exemplo abaixo de um purificador da MasterFrio. Usamos a marca como exemplo, mas poderia ser qualquer outro fabricante que tem em suas linhas aparelhos “eletrônicos” e aparelhos refrigerados com o uso de compressor.

A diferença de consumo de energia entre os aparelhos refrigerados eletronicamente e os refrigerados por compressor

Esse é um purificador vendido pelas Masterfrio cujas descrições técnicas foram retiradas do site dela:

Refrigeração Compressor “Eletrônico”
Consumo 13 kWh/ mês 13 kWh/ mês
Capacidade 1.400 ml 1.400 ml
No. de pessoas 15 10

Nitidamente percebemos que para o mesmo consumo de energia e a mesma capacidade de litros o purificador “eletrônico” só atende 10 pessoas enquanto o de refrigeração por compressor atende 15, ou seja, é 50% mais eficiente.

Esses dados são questionáveis pois um dos próprios fabricantes de pastilhas termoelétricas, a Danvic, afirma que o coeficiente de performance de seus módulos varia de 0,4 a 0,7 muito inferior aos de aparelhos que utilizam compressores (2,7 a 3,1).

Dessa forma só use equipamentos com refrigeração “eletrônica” se realmente o barulho do compressor for um problema ou então não houver, por uma questão de espaço como colocar um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.