Para da uma ideia do largo uso da refrigeração no dia a dia, vamos dar uma olhada nas suas aplicações mais comuns em ambientes profissionais. Não se torna necessário falar de ambientes domésticos pois o refrigerador, principalmente, e o ar-condicionado já são considerados essenciais em qualquer residência.
Refrigeração em hospitais
Refrigerar uma sala de operação parece normal a todo mundo. Além de permitir uma maior concentração dos médicos, ajuda a combater agentes infecciosos como bactérias e fungos através da filtração do ar e em alguns casos de intervenções cirúrgicas é preciso controlar com rigor a temperatura do ambiente.
Climatizar enfermarias de doentes que devem permanecer no leito garante a elas condições mais agradáveis durante a sua estadia, facilitando uma recuperação mais rápida.
Refrigeração em escritórios
Condições ideais de temperatura e umidade permitem aos trabalhadores realizar suas tarefas com um máximo de concentração, evitando problemas de saúde e fadiga, com reflexos na taxa de absenteísmo.
A mera abertura de janelas e ventiladores não garante ou é suficiente para garantir condições ideais. Na verdade, atualmente muitos prédios comerciais sequer tem condições de abrir as janelas.
Cálculos estatísticos, feitos na Alemanha, demonstram que a produtividade aumenta de 6 a 10% quando o ambiente é refrigerado.
Refrigeração na indústria alimentícia
Muitos processos industriais só ocorrem de maneira adequada quando os valores de temperatura e pressão estão dentro de limites bem definidos, garantindo uma qualidade homogênea e aparência.
Tal é o caso da fabricação de doces onde é necessário usar a refrigeração para controlar a velocidade de cristalização.
No armazenamento de bananas é permissível uma temperatura de 13o. C. Já no amadurecimento ela deve ser superior a 21o. C com umidade elevada, de aproximadamente 90%.
Na indústria do fumo, o tabaco após ser colhido é armazenado em câmaras com umidade relativa muito elevadas e temperaturas superiores a 32o. C com a finalidade de acelerar a fermentação que envelhece o fumo e melhora sua qualidade.