Muitas pessoas que trabalham com refrigeração tem uma certa dificuldade de utilizar um alicate amperímetro. Hoje é um instrumento essencial ao profissional pois permite a ele testar uma série de componentes e realizar medidas elétricas que mostram o correto (ou não) funcionamento do equipamento.
Mostraremos aqui como realizar as leituras mais importantes. Hoje em dia os bons alicates amperímetros na verdade são multímetros com um recurso a mais: a garra para medir a corrente (“amperagem”).
Cuidados com o aparelho
- Evite usar o aparelho nas partes dos equipamentos elétricos onde existam altos níveis de tensão e frequência;
- não mantenha o multímetro em locais quentes, úmidos ou onde exista luz solar, pois esta incide diretamente sobre ele;
- Assegure-se de que a faixa selecionada é a apropriada para se obter a leitura;
- Remova as pontas de prova do circuito que estiver sendo testado antes de acionar a chave seletora;
- Todo multímetro/ alicate amperímetro de boa qualidade é provido de um fusível de proteção. Caso o aparelho não funcione em nenhuma escala, é provável que o fusível esteja aberto. Neste caso, substitua o fusível e tente novamente;
- O multímetro/ alicate amperímetro é uma das ferramentas mais importante para trabalho de reparação. Portanto, conserve-o sempre em bom estado.
Conhecendo o amperímetro
Leitura de corrente
Para medir a corrente alternada, basta colocar a garra do alicate no fio fase, como mostra a figura abaixo.
Utilizamos a escala de 200V somente para medição de tensão abaixo de 220V. No caso de dúvida, deixamos na escala de 750V ou 1000V por segurança.
Leitura de tensão – corrente contínua a alternada
No caso de leitura em corrente contínua a ponta de prova deve ser respeitada. Coloque a ponta de prova negativa (preto) no chassi (terra), e a ponta de prova positiva (vermelho) no ponto a ser medido. No caso de erro de polaridade, aparecerá apenas um sinal negativo (-) no visor, e a tensão medida será normal.
Normalmente utilizamos a escala de tensão (“voltagem”) sempre maior do que o que medimos, para que haja precisão e segurança do aparelho. Caso contrário, deixe na escala alta e só faça a medição. No equipamento digital, se você esquecer de mudar a escala de voltagens, não precisa se preocupar, pois a maioria deles tem circuito de proteção interna.
O único cuidado será observar se a escala está correta ou não, ou seja, a corrente é alternada ou a corrente é contínua.
No caso de corrente alternada não é preciso respeitar a ponta de prova – os valores serão os mesmos utilizando-se uma ou outra.
Escala de resistência
Sempre que for medir a resistência do resistor, a escala deverá ser sempre maior do que o valor do resistor, por exemplo, se você tem um resistor de 120 OHMS, a escala deverá ser de 200.
Outro exemplo: um resistor de 15KOHMS. A escala de resistência deverá ser de 20K OHMS. Atenção: não use a escala em nível muito alto para medir um resistor muito baixo, pois você não conseguirá obter os valores decimais no visor.
A tabela a seguir mostra os códigos de cores de resistores para se comparar os valores deles com os efetivamente lidos no equipamento: