Barulho em refrigeradores/ geladeiras –

As reclamações sobre barulho são as de mais difícil solução pois não existem padrões pelos quais os barulhos em equipamentos de refrigeração podem ser julgados. Na prática aconselha-se a comparação com um equipamento que foi julgado “normal” pelo cliente.

As reclamações mais frequentes sobre barulhos são as seguintes:

  1. barulho na partida;
  2. zumbido;
  3. batidas;
  4. vibração metálica;
  5. vibração do gabinete;
  6. assobio no evaporador.

1.Barulho de partida

O barulho que faz um equipamento de refrigeração ao partir, e sua intensidade, depende do tempo em que ele esteve desligado. Quanto mais tempo estiver desligado, maior será o barulho ao partir. Por esse motivo, equipamentos que partem silenciosamente durante o verão, geralmente fazem um pouco mais de barulho durante os meses frios. A troca do equipamento, geralmente não é a solução para esse caso e deve-se instruir o cliente sobre a causa do barulho. Se, porém, após a partida da unidade continuar o barulho e em intensidade elevada, deve-se avaliar a necessidade de sua substituição.

2.Zumbido

Todos os motores elétricos possuem um certo zumbido de origem magnética, especialmente durante a partida, dependendo do tipo do motor, da carga e da tensão da linha. Somente em casos em que o zumbido for excessivamente alto é que o equipamento deve ser substituído, pois, um zumbido pouco acima do normal não significa defeito nele.

3.Batidas

Batidas internas contínuas que cessam somente quando o compressor para são causadas, geralmente, por folga na biela, no excêntrico, no pino do pistão ou no virabrequim. Geralmente, são acompanhadas por reclamações de refrigeração irregular. Deve-se trocar o equipamento. Batidas com som metálico podem ser, também, causadas por molas quebradas da suspensão do compressor, o que pode ser solucionado com a substituição do mesmo. No entanto, isso não impede o compressor funcionar durante um bom tempo sem nenhum problema, ressalvando-se só o ruído metálico. Portanto, se esse tipo de barulho não causar desconforto ao cliente, não é necessário substituir o compressor.

4.Vibração Metálica

Vibrações metálicas são geralmente devidas à tubulação batendo contra outras peças metálicas ou entre si. Podem ser eliminadas ajustando-se a tubulação dá melhor maneira possível e se necessário, fixando-a.

5.Vibração do gabinete ou do local onde o equipamento está instalado

Vibrações do gabinete e durante o funcionamento, podem ser devidas ao fato de o gabinete não estar bern apoiado no piso. Deve ser verificado e nivelado. Essa vibração pode ocorrer também quando para transporte, não forem retirados os calços do compressor. Devem ser retirados a fim de que o compressor flutue sobre as molas de suspensão do mesmo. Podem, também, ocorrer vibrações quando o condensador não está bem fixo à traseira do gabinete .Se o assoalho da sala onde estiver instalado o refrigerador não for muito firme, pode acontecer que a vibração normal, da unidade seja transmitida e ampliada para outros pontos do local, fazendo, por exemplo, vibrar as louças e cristais numa cristaleira. A solução consiste em reforçar o assoalho ou então remover o equipamento para outro local.

6.Assobio no evaporador

O barulho, à semelhança de um leve assobio no evaporador, é devido à circulação e evaporação do refrigerante no mesmo. Esse barulho é normal e é ouvido sempre que a porta do refrigerador estiver aberta. Com a porta fechada, esse barulho não deverá ser ouvido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.