Um assunto bastante perguntado pelos frequentadores do Portal da Refrigeração é sobre a limpeza de dutos de ar-condicionado. E isso tem um motivo: um duto de ar sujo (ou mal limpo) pode provocar doenças sérias e mesmos fatais devido as bactérias que os colonizam. Uma delas é a legionella, causadora de infecções agudas e pneumonia, que levam à morte. Um caso de morte por causa dela foi do ex-ministro das comunicações, Sérgio Motta que morreu em 1998, após ser vítima da bactéria.
Nesse artigo reunimos as dúvidas mais comuns sobre limpeza de dutos de ar-condicionado e demos respostas a elas.
Com que frequência devo fazer a limpeza dos dutos do ar-condicionado
Essa frequência é dada por leis estaduais. Em geral elas mencionam a cada ano. No Rio de Janeiro, por exemplo, a lei estadual 4.192 determina que a limpeza dos dutos de ar-condicionado deve ser feita anualmente.
Com que frequência devem ser feitos exames em laboratório da qualidade do ar e inspeção visual interna dos dutos
A resolução 09 da ANVISA determina que os exames e a inspeção devem ser feitos a cada 6 meses.
Quando estiver fazendo a limpeza dos dutos o ar-condicionado pode ser usado normalmente
A limpeza deve ser executada fora do expediente normal de trabalho. Dependendo do método utilizado para a limpeza, ele não impede que o ar-condicionado seja utilizado normalmente caso apenas uma parte dos dutos tenha sido limpa, devido a extensão deles.
É preciso realmente fazer a limpeza dos dutos de ar-condicionado. Não basta colocar filtros nas casas de máquinas para reduzir o nível de fungos e bactérias no resultado da análise laboratorial
É preciso realmente fazer a limpeza porque a colocação de filtros desobedece a legislação e não há respaldo técnico para essa prática. O que se faz com a colocação de filtros é o confinamento dos fungos e bactérias dentro dos dutos e não sua remoção. Na verdade, essa má prática protege os fungos e bactérias, permitindo que elas se desenvolvam e venham a prejudicar a saúde dos usuários do ar-condicionado.
O que é o PMOC
O PMOC está ficando mais e mais importante e pode ser consultado no artigo PMOC, o que é, sua necessidade.
Não faço a limpeza dos dutos de ar-condicionado e não tenho PMOC, o que pode me acontecer
- Desencadear uma microepidemia devido a má qualidade do ar, a chamada síndrome do edifício doente. A partir de cerca de 20% dos usuários de um mesmo ambiente apresentando algum tipo de problema devido a contaminação do ar já caracteriza uma microepidemia.
- A microepidemia pode ter um alto custo devido a quantidade de funcionários afastado por licença médica;
- Ser multado por não cumprimento da portaria 3.523/MS e RE 09. A multa pode chegar a R$ 200.000,00.
- Responder a processo judicial de reparação de danos por promover disseminação ou agravamento de doenças respiratórias pré-existentes em ocupantes do ambiente climatizado. Estes processos, normalmente são promovidos por ex-ocupantes ou ex-funcionários do ambiente.
O processo de limpeza de dutos do ar-condicionado deve ser filmado
A Portaria nº 3.523/98 não define tecnologias de execução dos serviços de limpeza de dutos de ar-condicionado podendo ser utilizada qualquer solução, desde que sejam atendidos os critérios estabelecidos, de limpeza, conservação e eficiência de todos os componentes do sistema de ar-condicionado.
Você não precisa pagar nada a mais pois a filmagem não é necessária, como especifica a portaria.
O que é NADAC
A sigla NADAC representa a Associação Nacional dos Limpadores de Dutos de Ar. NADAC é importante para muitas operações e companhias porque serve como uma credencial para muitas companhias. A NADAC inclui os padrões a que muitas companhias querem aderir.
É uma maneira para indivíduos, mesmo que não sejam familiarizados com os serviços de limpeza do duto de ar e passagens do duto de ar em geral, poder determinar a algum grau que os serviços são provavelmente melhores do que outro quando se trata de quão limpo eles conseguiram deixar os dutos de ar.