Calor de compressão –

Quando um gás é comprimido, sua temperatura aumenta. Isso ocorre devido a energia adicionada ao gás pelo compressor. A energia adicionada geralmente é chamada de calor de compressão.

A temperatura do refrigerante vaporizado retornando ao compressor vindo do evaporador provavelmente vai ser igual ou um pouco menor do que a temperatura do ambiente. Esse mesmo vapor, deixando o compressor e entrando no condensador vai estar a uma temperatura muito maior.

A compressão do refrigerante vaporizado num compressor de refrigeração é considerada como muito próxima a um processo adiabático – compressão adiabática é um processo no qual um gás é comprimido sem perder calor para o ambiente. O refrigerante passa muito rápido pelo compressor, perdendo assim uma quantidade muito pequena do calor de compressão nele.

Agora o vapor no condensador está muito mais quente do que a temperatura do ar a sua volta. O calor de compressão é rapidamente transferido das paredes do condensador para o ar que circula a sua volta ou água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.