Sistema TraxOil: como funciona –

TraxOil é um sistema de controle do nível do óleo em compressores. Sua função é detectar e controlar o nível de óleo neles.

O TraxOil foi projetado originalmente e é fabricado na Austrália Ocidental. É uma peça leve e compacta de alumínio. Ele é projetado para uso com compressores scroll e alternativos em aplicações comerciais e supermercados.

O modelo mais conhecido, o TR3 da TraxOil, usa um sensor do tipo hall para medir o nível do óleo. A válvula solenoide integrada é usada para injetar óleo diretamente no cárter do compressor quando ele começa a apresentar um nível baixo. Caso não seja possível injetar mais óleo no compressor e o nível atinge um nível crítico, um sinal de alarme soa e o TraxOil pode inclusive desligar o compressor através de um relé, evitando danos severos a ele.

Ele permite acompanhar visualmente o nível de óleo através de um visor de vidro. Além disso, três leds indicam o estado do nível de óleo também. Quando o LED verde do TraxOil TR3 estiver aceso, o nível de óleo está bom. O LED amarelo indica que a válvula solenoide foi ligada para injetar óleo no compressor. Já o LED vermelho indica um nível do óleo abaixo do mínimo e ativa o alarme.

Existem modelos do TraxOil TR3 específicos para cada compressor como por exemplo: Bock, Bitzer, Copeland, L’Unite, Sanyo, Frascold, etc..

Sistema TraxOil, modelo TR3

(Aélm dos que são fabricados pela TraxOn Industries Pty Ltd, na Austrália, com distribuidores na Europa e Estados Unidos existem outras empresas, marcadamente nos Estados Unidos, como Alco e Sporlan que fabricam equipamentos semelhantes, com a mesma finalidade.

No Brasil, no momento, não existe produção local e todos têm que ser importados.

Muitos equipamentos mais modernos já apresentam embutidos sistemas de controle de óleo. Nesses casos não faz sentido colocar um TraxOil neles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.