A maior parte dos tubos usados em refrigeração e ar-condicionado é feita de cobre. São tubos industrializados de forma a obterem as especificações necessárias para o uso. No entanto, em alguns casos específicos, tubos de outros materiais precisam ser utilizados no lugar do cobre.
Tubos de cobre
Os tubos de cobre para refrigeração e ar-condicionado estão disponíveis em dois diferentes tipos de maleabilidade: flexível e rígido.
Os tubos flexíveis são aquecidos e depois resfriados na fabricação, tornando-os capazes de serem dobrados e flangeados. Por outro lado, por serem “moles”, os tubos flexíveis quase sempre precisam de suportes e braçadeiras quando são instalados.
Já os tubos rígidos precisam de muito menos suportes e braçadeiras principalmente em grandes bitolas. No entanto para dar a tubulação o desenho desejado, pode ser necessário um grande número de soldas nas conexões dos tubos rígidos, aumentando muito a possibilidade de um vazamento.
Tubos de aço
Alguns tipos de tubo de aço são usados em refrigeração e ar-condicionado. Os tamanhos são praticamente os mesmos dos tubos de cobre.
Tubos de cobre não podem ser usados com amônia (refrigerante R717) – existe uma possibilidade de ocorrer uma reação química (corrosão) entre a amônia e o cobre. Utilizam-se tubos de aço.
Tubos de aço inoxidável
São tubos fortes e muito resistentes à corrosão. Costumam ser empregados no processamento de alimentos, fabricação de sorvetes, equipamentos de refrigeração para leite e assemelhados.
O tubo de aço inoxidável mais utilizado na refrigeração é o 304, que não é magnético.
Tubos de PVC
Os tubos de PVC não são usados nos equipamentos que compões o ciclo de refrigeração. Seu uso mais comum é para linhas de água gelada, condensadores resfriados a água.
Tubos flexíveis de borracha
Em alguns equipamentos de refrigeração e ar-condicionado, particularmente os comerciais e industriais, as linhas de líquido e sucção precisam ser flexíveis. Também o ar-condicionado automotivo precisa de tubos flexíveis.
A mangueira de borracha desses tubos é feita de materiais especiais, que resistem bem ao tempo e permanecem flexíveis. Tais materiais também não permitem que o fluído vaze através da parede de borracha.
As mangueiras de borrachas são facilmente conectadas às conexões disponíveis no mercado, em conformidade com as especificações SAE.
Veja também: corte de tubos, conexão de tubos, tubos de alumínio