Sistema MPU de dutos pré-isolados –

Dutos pré-isolados – o sistema MPU


Quem trabalha com refrigeração e ar-condicionado sabe que a instalação dos dutos do sistema costuma ser uma etapa demorada e cara.

Na maneira tradicional os dutos são fabricados e depois isolados. No sistema MPU, novidade no Brasil mas já usado há trinta anos na Europa e Estados Unidos, eles já vem pré-isolados.

Com o sistema MPU ganha-se um bom tempo na instalação dos dutos pois não é preciso isolá-los depois de fabricados. Como todo o sistema costuma ficar aproximadamente 20% mais leve do que da maneira tradicional, costuma também não ser necessário um demorado trabalho de sustentação e fixação deles, o que novamente contribui para a redução do tempo e custo

Os painéis dos dutos no sistema MPU são feitos a partir de duas lâminas de alumínio pré-isoladas com espuma rígida de poli-isocianurato (PIR). A figura abaixo dá a ideia de como é montada uma curva nesse sistema.

Montagem de uma curva usando o sistema mpu para fabricação de dutos

No Brasil a responsável pelo Sistema MPU é a MultiVac Poliuretanos. É possível que em breve outras empresas passem a fabricar sistemas similares o que deve contribuir para a queda de preços.

Se você tiver mais interesse no sistema mpu, disponibilizamos o manual para construção e instalação de dutos – sistema MPU, original do site da MultiVac e utilizado para treinamento dos técnicos que fabricam esse sistema de dutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras