A maior parte das pessoas associa a chegada do verão ao aumento da temperatura. No entanto, um grupo especial de pessoas, os oftalmologistas, associa a chegada do verão ao aumento do número de pessoas com a doença denominada olho seco.
E isso ocorre por que o ar condicionado, que diminui a temperatura dos ambientes no verão também é o grande vilão da doença denominada olho seco. A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que incidência dessa doença salta de 10% para 20% durante o verão – dobra no período.
Os sintomas do olho seco são olhos vermelhos, sensação de corpo estranho, ardência, coceira e visão borrada.
A doença ocorre devido a mudança da qualidade ou quantidade em uma das três camadas da lágrima – oleosa (externa), aquosa (intermediária) e proteica (interna). A baixa umidade dos ambientes refrigerados provoca a evaporação da camada aquosa. Sem lubrificação, os olhos ficam mais vulneráveis a inflamações e infecções.
E como a limpeza de ar condicionado no Brasil costuma ser ignorada por grande parte dos proprietários o risco de pegar uma inflamação ou infecção devido a fungos existentes no aparelho aumenta muito.
O único remédio para o olho seco é um colírio denominado lágrima artificial – que precisa ser feito após a análise da lágrima da pessoa. Mas o colírio não é inofensivo: dependendo da quantidade que com que se pinga nos olhos ao longo do dia, o colírio pode provocar irritação devido aos conservantes que contém. A indicação é de usar apenas quatro vezes ao dia mais existem pacientes que superam facilmente mais de dez vezes ao dia.
Em casos mais graves pode ser indicado o uso pode ser indicada cortisona ou ciclosporina. Mas jamais use tais medicamentos sem antes consultar um oftalmologista.
Prevenindo a doença olho seco
O primeiro passo para prevenir o olho seco é o consumo de no mínimo dois litros de água por dia. Embora muito divulgada a necessidade do consumo de água, é surpreendente a quantidade de pessoas que não respeitam essa quantidade mínima.
Nas atividades que exigem concentração visual como o uso de computador ele diz que as dicas são: posicionar a tela 30 graus abaixo da linha dos olhos, fazer pausas de 5 minutos a cada hora de trabalho e piscar voluntariamente.
Você sabe se sofre de olho seco? Faça o teste !
Faça o teste abaixo para descobrir se sofre de olho seco e se procure o seu oftalmologista caso o resultado seja positivo:
Você á teve alguns dos sintomas abaixo:
-
Sensação de queimação;
-
Sensação de ardência;
-
Coceira ou sensação de corpo estranho e areia nos olhos;
-
Riscamento;
-
Fotofobia;
-
Sensação de mucos nos olhos (purulência)
Se você respondeu sim para um ou mais dos sintomas acima, você pode ter olho seco. Não deixe de consultar seu oftalmologista.