Economia de energia elétrica com ar condicionado: coloque-o na sombra…

Muitas pessoas não utilizam ar condicionado com receio do aumento do gasto de energia elétrica; outras utilizam-no mas “sofrem” na hora de pagar a conta de energia. Embora o uso do aparelho sempre vá aumentar a conta de energia, pode-se diminuir o gasto adicional com ela mesmo em aparelhos mais antigos sem tecnologia como o inverter.

Uma medida simples, que permite economizar bastante na conta de energia elétrica, é proteger o ar condicionado da incidência direta de luz solar, colocando-o na sombra.

O ar condicionado precisa expulsar o calor que retira do recinto para o ambiente externo. Se a parte externa do aparelho recebe a incidência direta de luz solar, além do calor retirado do recinto que precisa ser expulso, recebe ainda mais calor decorrente da radiação solar. Com isso o compressor precisa funcionar mais tempo e, consequentemente, o consumo de energia sobe.

Essa economia é maior principalmente se o ar condicionado for protegido da incidência direta de luz solar na parte da tarde.

Dessa forma, uma instalação de ar condicionado, como a da foto abaixo, não é recomendada pois vai custar mais em energia elétrica do que seria necessário:

Uma solução simples é colocar uma capa de proteção no ar condicionado. O cuidado que se deve tomar é que ela não dificulte ou até mesmo obstrua a circulação de ar do aparelho para o meio externo. Consideremos a capa de proteção abaixo adequada para isso (é claro a cor não precisa ser exatamente essa…):

Já a capa abaixo é inadequada pois dificulta muito a troca de calor com o meio externo:

No caso do split, mesmo que seja preciso gastar mais na instalação para deslocar a condensadora para um local com sombra, não tenha receio de fazer esse gasto: a redução no consumo de energia elétrica em pouco tempo pagará essa conta !

1 comentário em “Economia de energia elétrica com ar condicionado: coloque-o na sombra…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.