Esconder o ar-condicionado na varanda – não que nem a revista Casa e Jardim…
Quem trabalha no ramo de ar-condicionado sabe que já vem de anos a “briga” entre arquitetos e engenheiros/ técnicos.
Muitas vezes o foco do arquiteto está unicamente voltado para uma melhor estética do ambiente, ignorando detalhes técnicos do funcionamento de um ar-condicionado.
Com isso não são previstos os requisitos necessários há uma boa instalação e funcionamento do ar-condicionado, o que inevitavelmente resultará em problema no seu funcionamento.
Aparentemente a revista Casa e Jardim quer incluir um novo profissional para brigar com os engenheiros e técnicos de refrigeração: o(a) paisagista.
Em uma matéria com o título “Esconda o ar-condicionado na varanda”, a revista após consultar a paisagista Drica Diongo, da Pateo Paisagismo, afirma que o ar-condicionado pode ser camuflado por um painel de plantas.
“O ar-condicionado pode ser camuflado por um painel de plantas, como este (foto), sugerido pela paisagista Drica Diogo, da Pateo Paisagismo. A pea de 1,14 x 0,04 x 1 m, com abertura de 90º, tem molduras e quadros de ferro com xaxim, que abrigam ripsális, columéias, chifres-de-veado, bromélias e orquídeas. ‘O painel facilita o acesso ao equipamento e a sua manutenção, além de ter valor acústico, porque reduz o barulho chato do aparelho’, afirma Drica.”
E para mostrar a revista publica uma foto do tal painel, “mostrando” um ar-condicionado camuflado!
Embora seja possível usar um painel de plantas para “esconder” um ar-condicionado, ele jamais deve ser feito tal qual o da foto.
O grande problema dele é que cria uma barreira saída do ar frio do aparelho. Esse ar, ao invés de circular pelo ambiente diminuindo a temperatura, volta para o aparelho passando uma falsa informação ao termostato, a deque a temperatura já está baixa o suficiente.
Esse problema é um dos mais comuns enfrentados pelo profissional de refrigeração: a colocação de objetos (no caso as plantas…) que impedem a livre circulação do ar que sai do ar-condicionado.
A consequência é que o ambiente não fica refrigerado adequadamente pois o termostato do aparelho desliga o compressor ao receber o ar frio que ao invés de circular no ambiente está retornando ao aparelho devido a barreira criada.
Existem formas de ” disfarçar” um ar-condicionado em um ambiente, mas nunca coloque objetos na frente dele de modo a escondê-lo.
Além disso, os fabricantes de ar-condicionado cada vez mais vêm procurando melhorar o design dos aparelhos de modo que eles tem uma melhor aparência estética. Um bom exemplo é a LG, com a linha Art Cool, infelizmente ainda um pouco mais cara do que as demais.