Tem muita gente que evita colocar um ar condicionado com medo da conta de luz vir uma fortuna no fim do mês. Embora não seja difícil calcular o gasto de energia com o ar condicionado, o maior problema não está na conta e sim na disciplina para não deixar o ar condicionado mais tempo ligado do que o bolso pode suportar.
Já outras pessoas ou instituições não se preocupam muito com o custo da conta de manter um sistema de ar condicionado. Esse é o caso do Exército americanos que gastas “apenas” US$ 20 bilhões por ano para manter o ar condicionado para suas tropas no Iraque e Afeganistão.
É claro, esse custo não é apenas com com a conta de energia. Temos de nos lembrar que além de ar condicionados, muitas vezes ligados até mesmo a tendas e barracas individuais no meio do deserto, estão inclusos o transporte de aparelhos, peças, gás refrigerante, combustível para gerar energia, etc., a lugares remotos.
Por exemplo, no Afeganistão, para levar combustível para os geradores de eletricidade que alimentam os aparelhos em lugares remotos do Afeganistão, a gasolina é enviada até o porto de Karachi, no Paquistão, e daí enfrenta uma viagem de centenas de quilômetros por estradas precárias, numa percurso de até 18 dias.
Além de transportar tudo isso, que já não seria uma missão fácil, é preciso ter uma escolta armada. Pelo caminho, há emboscadas, que tem matado dezenas de soldados.
Tais informações foram passadas pelo general reformado Steven Anderson à National Public Radio, dos EUA. Steven Anderson era o chefe da logística para o Iraque do general David Petraeus, agora comandante das forças dos EUA no Afeganistão.
E você ainda preocupado com o gasto de energia do seu ar condicionado… Francamente !!!