Portal da Refrigeração
Pesquisa Personalizada
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Termômetros que podem ser utilizados na refrigeração e ar-condicionado


Normalmente o profissional de refrigeração utiliza termômetros bem parecidos com os que usamos para medir a temperatura quando estamos com febre. Em geral as únicas diferenças são que eles medem uma maior faixa de temperatura (-50oC a 150oC) e tem um leitor digital.

Mas em algumas situações específicas, termômetros bem mais sofisticados podem precisar ser utilizados. Convém ter uma noção deles e suas características

Termômetro pirômetro

O termo pirômetro significa alta temperatura. Um termômetro desse tipo tem uma escala digital com capacidade de medir de -40oC a 1100oC. É usado quando se precisa de uma leitura precisa. Tem a indicação de temperatura entre 2 a 10 segundos.

É necessário ter contato com o corpo do qual se pretende conhecer a temperatura.

Pirômetro - termômetro para medir altas temperaturas

Termômetro a laser

Mede a temperatura irradiada e absorvida por uma superfície. Este tipo de termômetro usa um pequeno laser para guiar o operador para o item a ser medido. O laser identifica o objeto e um display digital mostra a temperatura do ambiente.

O termômetro a laser tem muita utilidade, como medir a temperatura de uma superfície da qual temos dificuldade de acesso mas não substitui um termômetro comum quando, por exemplo, precisamos medir a temperatura do ar insuflado pelo ar-condicionado.

Termômetro laser tem muita utilidade mas nem sempre substitui o convencional

Termômetro com metal

Alguns termômetros usam a dilatação de metais para medir a temperatura. O metal se expande e contrai à medida que a temperatura sobe ou desce. Essa dilatação e contração move um indicador para cima e para baixo da escala.

São muito utilizados em câmaras frigoríficas.

O temômetro de metal utiliza a dilatação do metal para medir a temperatura Termômetros de metal são muito utilizados em camaras frigoríficas

Termopar

Baseado no fato que a junção de dois metais gera uma tensão elétrica em função da temperatura (Efeito de Seebeck) construíram-se tabelas que medem a temperatura em função da tensão produzida para combinações bastante conhecidas de metais.

A maior limitação do termopar é que é difícil conseguir medir com exatidão variações de temperatura inferiores a 1oC.

São vendidos em diversos formatos e com diversas faixas de temperatura disponíveis. É importante ter em mente a aplicação que se dará ao termopar antes de adquiri um.

Termopar: medindo a temperatura através da tensão elétrica produzida pela junção de metais

Termistor

Os termistores são resistores sensíveis à temperatura, exibindo mudanças na resistência com uma pequena mudança da temperatura do corpo. Esta mudança da resistência com a temperatura pode resultar em um coeficiente negativo da resistência, onde a resistência diminui com um aumento na temperatura (termistor NTC ). Quando a resistência aumenta com um aumento na temperatura, o resultado é um coeficiente positivo da temperatura (termistor PTC).

Através da medição da resistência consegue-se obter a temperatura.

Radiômetro

É um termômetro que detecta raios infravermelhos produzidos por uma substância. É um termômetro bem fácil de usar. Não é necessário contato físico com a substância cuja temperatura será medida.

Veja também:

comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Pesquisa Personalizada

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet