Portal da Refrigeração
Google
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Relé


Um relé é uma chave eletromecânica formada por um eletroímã e um conjunto de contatos. Os relés existem em uma grande gama de dispositivos elétricos. Não é diferente na refrigeração.

Construção de um relé

Os relés são dispositivos simples e possuem quatro partes:

  • eletroímã;
  • armadura que pode ser atraída pelo eletroímã;
  • mola;
  • conjunto de contatos elétricos;

Relê aberto - foto site  http://eletronicos.hsw.uol.com.br

Como funciona o relé

Na figura abaixo você pode perceber que o rel é formado por dois circuitos independentes. O primeiro está na parte inferior e funciona com o eletroímã.

Relê desligado

Neste circuito, uma chave controla a potência do eletroímã. Quando a chave está ligada, o eletroímã é ativado e atrai a armadura (azul). A armadura funciona como uma chave no segundo circuito. Quando o eletroímã está energizado, a armadura completa o segundo circuito e a luz se acende. Quando o eletroímã não está energizado, a mola puxa a armadura e o circuito não se completa. Neste caso, a luz não acende.

Relê ligado

Quando especificamos um relé, devemos levar em conta:

  • a voltagem e corrente necessárias para ativar a armadura;
  • a voltagem e corrente máximas que a armadura e contatos da armadura podem suportar;
  • o número de armaduras (geralmente, uma ou duas);
  • o número de contatos da armadura; geralmente, um ou dois (o relé da imagem acima tem dois, mas um não é utilizado);
  • se o contato (caso exista apenas um contato) está normalmente aberto (NA) ou normalmente fechado (NF).

Aplicações

A função do relé é utilizar pequena quantidade de energia eletromagnética (proveniente, por exemplo, de um pequeno interruptor ou circuito eletrônico simples) para mover uma armadura que pode transmitir uma quantidade de energia muito maior. Podemos, por exemplo, utilizar 5 volts e 50 miliamperes para ativar o eletroímã e energizar uma armadura que suporta 220V AC em 15 ampéres (3.300 watts). Os relés são comuns em eletrodomésticos, principalmente quando existe um controle eletrônico que liga algo como um motor ou uma lâmpada. Esse é o principal motivo pelo qual são muito utilizados em placas de splits.

Relê de partida

O relé tem como função dar a partida no compressor, ligando e desligando o enrolamento auxiliar.

Nos instantes iniciais em que o equipamento é ligado, teremos energizado o ponto comum (c) e a bobina de marcha (M) do compressor enquanto a bobina auxiliar (A), que é responsável pela partida do compressor, permanece desligada. Isso faz com que a intensidade da corrente (amperagem) aumente, criando um campo magnético na bobina do relé de partida, acionando o enrolamento auxiliar do compressor.

Agora que o enrolamento auxiliar está energizado, o compressor começa a funcionar e a intensidade de corrente (amperagem) volta ao normal, desligando o enrolamento auxiliar (A).

Teste do relé de partida

Com o auxílio de um multímetro na escala X1 certifique-se da existência de continuidade entre os terminais da bobina do relé na posição vertical. Certifique-se também da não existência de continuidade entre os terminais de força e auxiliar de partida.

teste do relê de partida

Logo após vire o relé com a sua parte superior para baixo, deverá haver continuidade nos terminais.

segunda etapa do teste do rel6e de partida

Observação

É aconselhável um teste operacional, pois o relé pode apresentar falhas em operação como:

  • Desligar o auxiliar do compressor após ou antes do ideal, provocando o desligamento do mesmo pelo protetor térmico devido ao aumento da intensidade de corrente (amperagem).

Veja também:

comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Google

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet