Portal da Refrigeração
Pesquisa Personalizada
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Como reduzir o consumo do ar-condicionado


No verão, com o ar-condicionado ligado a maior parte do tempo, ele passa a ser o aparelho responsável pelo maior consumo elétrico da casa, mais do que o chuveiro elétrico que, se estiver ligado, não funciona o tempo todo.

Você pode reduzir um pouco o consumo do seu aparelho de ar-condicionado diminuindo a quantidade de calor gerado no ambiente. Com isso a temperatura demorará a subir e o compressor ficará mais tempo desligado, diminuindo o consumo do ar-condicionado

Veja as dicas a seguir para reduzir o consumo do ar-condicionado

Troque as Lâmpadas

A substituição das incandescentes por fluorescentes compactas, com maior eficiência energética ajuda na diminuição do consumo do ar-condicionado. As lâmpadas incandescentes produzem mais calor do que luminosidade.

Retire Carpetes e tapetes

Um ambiente com carpetes e tapetes terá uma queda de temperatura mais lenta pois eles retêm calor por mais tempo e são isolantes térmicos. O compressor irá funcionar por mais tempo para refrigerar o ambiente. Na medida do possível prefira pisos e azulejos, que aceleram o resfriamento.

Desobstrução da saída de ar do ar-condicionado

Não bloqueie a saída de ar do ar-condicionado porque o termostato do aparelho ficará descontrolado ou desarmando o compressor frequentemente ou mantendo ele ligado por mais tempo do que o necessário. Em ambos os casos pode ocorrer um aumento do consumo além da temperatura de conforto demorar mais a ser atingida.

Proteja o ar-condicionado do sol, se possível

Evite que a parte externa do ar-condicionado fique exposta diretamente ao sol. Isso irá causar um aumento da temperatura do aparelho, fazendo com ele libere menos calor para o ambiente. Assim ele ficará mais tempo com o compressor ligado, o que aumenta o consumo.

Mantenha portas e janelas fechadas

Portas e janelas abertas facilitam a entrada de calor no ambiente onde o ar-condicionado está instalado. Com isso o compressor irá funcionar por mais tempo, aumentando o consumo.

Limpeza e manutenção do ar-condicionado

Limpe periodicamente os filtros, pois a sujeira impede a circulação livre do ar e aumenta o consumo do ar-condicionado. E nas revisões periódicas, que devem incluir a limpeza do condensador, lembre a equipe para retirar completamente qualquer substância utilizada na lavagem para evitar a corrosão do aparelho.

Veja também:

comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Pesquisa Personalizada

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet