Portal da Refrigeração
Google
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Mitos da refrigeração e ar-condicionado


Preciso ficar colocando gás na geladeira/ ar-condicionado

Não, ao contrário, você jamais deveria precisar fazer isso se o técnico fez um serviço de forma correta. As tubulações por onde circulam o gás de geladeiras e ares-condicionados devem ser perfeitamente lacradas (para isso são soldadas) de forma a não terem nenhum escapamento de gás, que muitas vezes é prejudicial à camada de ozônio.

Se é necessário colocar gás é porque o técnico não fez um bom serviço: ou colocou de menos ou está tendo um vazamento na solda que ele fez. Falhas acontecem mas se ele vier lhe enrolar dizendo que é assim mesmo, procure um outro.

Cuidado com os bi e tri-splits..

Que um split é mais caro do que o ar-condicionado normal (ou de janela), aqueles que fazemos um buraco na parede ou janela para colocá-los, todo mundo sabe.

Mas alguns consumidores são seduzidos pelo preço menor de bi e tri-splits (ou mais...) face ao preço do split individual ou mesmo de aparelhos normais, comprados individualmente.

Esse tipo de aparelho costuma ter apenas um compressor para várias evaporadoras (a unidade interna...) de capacidades menores. Isso já traz 2 problemas:

  • como o compressor tem maior capacidade, ele consome mais energia do que um aparelho normal para a mesma capacidade e;
  • caso o compressor der defeito, não fica apenas um local sem refrigeração mas todos.

Além desses 2 problemas acima, splits funcionam através de placas eletrônicas. Apesar de serem muito mais confiáveis do que componentes elétricos tradicionais, nossa mão-de-obra da refrigeração ainda é muito despreparada, na média. Ou não vão consertar adequadamente ou então, prepare-se para o preço que irão cobrar...

Gelo no congelador é bom

Ao contrário do que a maior parte das pessoas imagina, o gelo é um excelente isolante térmico. Quando a camada de gelo fica com uma espessura de 5 mm ou mais no interior do congelador ele passa a ser um isolante térmico: o congelador demora mais a retirar o calor dos alimentos colocados, a temperatura interna torna-se maior por um longo período e o compressor trabalha mais, aumentando a conta de luz.

Portanto, se a sua geladeira ou freezer não tiver um degelo automático, descongele-a quando o gelo do congelador estiver alcançando os 5 mm de espessura. A sua conta de luz agradecerá e seus alimentos serão conservados da melhor maneira.

Share |
comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Google

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - diHITT - Notícias

Sites Parceiros:
Eletrodomésticos Fórum - site parceiro 
				do Portal da Refrigeração