Portal da Refrigeração
Google
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Conexão de tubos


Normalmente as paredes dos tubos são muito finas para serem rosqueadas. Por isso são usados outros métodos para unir tubos a tubos e tubos a conexões.
Os três métodos comuns são:

  • Flange;
  • Solda;
  • Brazamento

Flange

Para unir um tubo a uma conexão é comum usar um flange no fim. Conexões desenvolvidas para encaixar no tubo são usadas – são conhecidas como porcas flange. Para fazer o flange são utilizadas ferramentas especiais de modo a evitar vazamentos entre o tubo e a porca flange.

Utilize de maneira correta o flangeador na hora de fazer o flange

Para fazer um bom flange – usando um flangeador - siga os passos abaixo:

  1. Prepare cuidadosamente o fim do tubo para o flange. Ele deve estar reto, sem rebarbas;
  2. Utiliza o flangeador na medida correta – se o tubo for em polegadas, utilize o flangeador graduado em polegadas, se for em milímetros, o flangeador graduado em milímetros.
  3. O fim do tubo deve estar alinhado com o corpo do flangeador. Se estiver passando da base um flange muito largo será feito e não se ajustará direito à porca flange. Por outro lado, se não se alinhar com o corpo do flangeador, o flange será muito pequeno também não se ajustando direito à base.
  4. Não aperte muito o castelo do flangeador – isso poderá afinar a parede do tubo no flange e enfraquecê-lo.
  5. Sempre coloque a porca no tubo antes de flangeá-lo – na maioria das vezes não dá para colocá-la após o flange ser feito.

Flange correto e vários incorretos

Temperando o tubo para fazer o flangeamento

Se um tubo rachar ao ser flangeado, isso provavelmente aconteceu devido à idade do tubo. Tubos velhos tornam-se frágeis após um período de uso e não podem ser flangeados adequadamente.

Para retirar a fragilidade do tubo, tempere o tubo aquecendo-o até que fique vermelho ou azulado e deixe esfriar lentamente.

Conexões para tubos flangeados

Para ligar um tubo flexível a uma conexão normalmente um flange é utilizado. Existem inúmeros modelos de conexão que aceitam flanges. O padrão aceito no mercado são conexões forjadas, sendo que algumas seguem o padrão de rosca NP (National Pipe) e outras o SAE (Society of Automotive Engineers).

As conexões normalmente são forjadas em bronze. São especialmente fabricadas para formar as roscas, a forma hexagonal para serem apertadas com chaves inglesas e o ângulo de 45º para se ajustar a porca flange.

Os tamanhos das conexões levam em conta o tamanho dos tubos. Por exemplo, uma porca flange de ¼” é usada em um tubo de ¼”

As conexões para tubos de refrigeração podem seguir o padrão NP ou SAE

Solda e brazamento

Muitas das uniões de tubo são feitas com solda e brazamento. Soldas são usadas para tubos de água. Já as uniões de tubos de refrigerante são feitas por brazamento.

A diferença entre solda e brazamento é a temperatura menor com que a solda é feita. Se a temperatura é inferior a 450º. C, suficiente para derreter a liga usada na união dos tubos de cobre, o processo é considerado solda. Se é superior aos mesmo 450º. C, capaz de fazer a liga fluir, chama-se brazamento. O brazamento produz uma ligação mais forte do que a solda.

Muita confusão é feita entre os técnicos de refrigeração que em geral consideram tudo solda. De uma forma simplificada podemos dizer que:

  • Solda é um processo de aplicar um metal derretido a metais que estão aquecidos mas não derretidos. É um processo de adesão: um pedaço do tubo é juntado ao outro por um terceiro material – a liga. Normalmente usa-se um bujão de gás de cozinha para fazer a solda e chama-se o maçarico de “maçarico de encanador”. É uma usada uma liga de estanho e antimônio para fazer a solda.
  • No brazamento utiliza-se o chamado “PPU de solda” com gás acetileno e oxigênio. A mistura desses gases atinge a temperatura máxima de 3.316º C e permite que um mínimo de calor seja transferido pelo cobre quando se está se brazando um compressor, filtro, etc. O técnico pode brazar peças de reposição no lugar sem danificá-las devido a transferência de calor. Pode ser usadas dois tipos de liga de solda para o brasamento: uma liga contendo um percentual de prata que varia de 30 a 60% ou uma liga de cobre com fósforo (a conhecida soda foscoper).

Veja também:

comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Google

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet