Portal da Refrigeração
Google
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Compressor


O compressor atua como o coração do sistema de refrigeração, criando o fluxo do refrigerante ao longo dos componentes do sistema. No processo, recebe vapor refrigerante em baixas temperatura e pressão e eleva o vapor até uma pressão e temperatura maior.

Ver também: calor de compressão.

Junto com o capilar (ou outro dispositivo de expansão), o resultado é que no evaporador a pressão e temperatura do refrigerante são reduzidas, permitindo assim que ele absorva calor. Já no condensador elas são aumentadas, permitindo que ele ceda calor para o meio ambiente.

Existem cinco tipos de compressores, cujos nomes vêm da ação de suas partes mecânicas:

  • alternativo: tem um pistão que vai e vem dentro de um cilindro. É o mais comum nos aparelhos atuais. É de baixa capacidade, mais gradativamente vai sendo substituído pelo rotativo, mais econômico e silencioso;
  • rotativo: tem um rotor excêntrico que gira dentro de um cilindro;
  • scroll: tem duas partes separadas de forma espiral. Uma permanece fixa enquanto a outra gira contra ela;
  • parafuso: tem dois rotores em forma de parafuso, um macho e outro fêmea. Interagem a medida que giram, assim como um parafuso girando numa rosca;
  • centrífugo: tem um propulsor de alta velocidade, com muitas pás, que gira num alojamento de forma especial.

O tipo de compressor utilizado em um sistema depende da capacidade e do seu uso. Os compressores alternativos e rotativos são mais comuns  em sistemas de até 30.000 BTUS. A partir daí, começa a ser usado o scroll, comum em splits acima de 24.000 BTUS.

A tabela abaixo descreve as principais características de cada tipo de compressor:


ROTATIVO

SCROLL

ALTERNATIVO

PARAFUSO

CENTRÍFUGO

Faixa de tamanho Menor (5 toneladas) 5 a 10 toneladas Tonelagem fracional até150 TRs 100-750 TRS Maiores (100a 10 000 + TRS.
Tipos Vane deslizante e tipo símbolo rotativo, só carcaça soldada "compliant" e não "compliant" , só carcaça soldada herméticos abertos, semi-herméticos e herméticos de carcaça soldada rotor rotativo, aberto e hermético Simples e multi-estágios, aberto e hermético
Deslocamento positivo positivo positivo positivo não positivo
Controle de capacidade típico velocidade variável e liga-desliga velocidade variável e liga-desliga velocidade varíavel, liga-desliga, descarregadores de cilindro velocidade variável e válvula deslizante de admissão velocidade variável e vane guia de admissão
Válvulas de sucção não não SIM não não
Válvulas de descarga SIM não SIM não não
Aplicação usual refrigeradores e outras aplicações, condicionadores de ar de sala, e pequenos sistemas centrais pequenos sistemas centrais para refrigeração, condicionamento de ar, e ciclo reverso refrigeração e ar-condicionado, ciclo reverso, e transportes refrigeração, ar-condicionado, e ciclo reverso refrigeração, ar-condicionado, e ciclo reverso

Independente do tipo e da aparência, que são as mais variadas possíveis, o papel é sempre o mesmo em qualquer equipamento de refrigeração: elevar temperatura e pressão do gás refrigerante.

O compressor é o único grande componente de um sistema de refrigeração que manifesta de imediato falhas. Os outros componentes podem começar a operar incorretamente ou até falhar mas, na maioria das vezes, o resultado do problema é visto primeiro no compressor.

A maioria dos problemas num sistema de refrigeração, quando deixados sem solução por um longo período de tempo, resultam na falha do compressor. Se o técnico pensar que a causa da falha está no próprio compressor, ele fará muitas trocas desnecessárias. É fundamental ele diagnosticar corretamente o defeito do sistema.

Compressor alternativo

Nesse tipo de compressor o movimento do pistão sincronizado com o fechamento e abertura das válvulas de sucção e descarga. Quando a válvula de sucção fecha, o pistão começa a comprimir o gás refrigerante até chegar a pressão aproximada de 263 PSIG onde ocorre a abertura da válvula de descarga. Esse processo se repete aproximadamente 3.000 vezes por minuto já que esse é o RPM comum de um compressor alternativo usando R22.

Vídeo com o movimento do pistão de um compressor alternativo de refrigeração com gás R22

Alguns compressores alternativos tem o motor e o compressor dentro da mesma carcaça e são chamados de herméticos. Outros, tem o motor independente do compressor e, neste caso, são chamados de abertos. Uma coisa importante a frisar é que no caso dos abertos o motor pode ser elétrico ou de explosão interna (gasolina, diesel). Esse último caso ocorre muito nos sistemas de refrigeração para transporte de cargas perecíveis por caminhão e container. O compressor, normalmente, é acionado pelo motor através de correia e polia.

compressor alternativo Hermético compressor semi herméticou ou aberto Semi-hermético ou aberto

Próxima

Share |
comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Google

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - diHITT - Notícias

Sites Parceiros:
Eletrodomésticos Fórum - site parceiro 
				do Portal da Refrigeração