Portal da Refrigeração
Google
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Psicrometria


O estudo detalhado da mistura ar seco – vapor d’água é de tal importância para a refrigeração que constitui uma ciência à parte, a Psicrometria, dotada de todo um vocabulário próprio.

A Psicrometria pode ser definida como “o ramo da física relacionado com a medição das condições do ar atmosférico, principalmente com respeito à mistura ar seco – vapor d’água”.

O conhecimento das condições de umidade e temperatura do ar é de grande importância. Além do conforto térmico, que depende mais da quantidade de vapor presente no ar do que propriamente da temperatura, também em muitos outros ramos da atividade humana é importante esse conhecimento. A conservação de produtos como frutas, hortaliças, ovos e carnes, em câmaras frigoríficas depende da manutenção da umidade relativa adequada no ambiente. Por exemplo, a perda de peso depende da umidade do ar na câmara de estocagem, se a umidade é baixa, a perda de peso é elevada e vice-versa.

Existem controvérsias sobre o invento do diagrama psicométrico. No início do século XX um engenheiro alemão Richard Mollier inventou um método gráfico no qual foram colocadas as propriedades de várias misturas de ar e vapor de água. Esse método ganhou diferentes nomes conforme o pais que foi empregado, diagrama i-x, diagrama de Mollier ou carta psicométrica. Nos Estados Unidos o crédito da invenção foi dado a Willis Carrier.

Independente de quem seja realmente o inventor, é extremamente útil, poupando tempo ao simplificar as formas de se obter o calor sensível (calor seco) e o calor latente (calor úmido). Ele descreve todas as combinações possíveis de temperatura, conteúdo de umidade, densidade e calor, contidas no ar normalmente em uso.

Apesar de sua aparência complicada, o diagrama é bem simples de ser utilizado. A carta, ábaco ou diagrama psicométrico é um elemento que simplifica a medida das propriedades do ar, eliminando tediosos cálculos que de outra forma seriam necessários. Existem diversas formas de diagrama porém, somente divergem quanto a posição das informações.

Diagrama psicométrico, também conhecido como carta psicométrica ou ábaco

Termos empregados em psicometria

  • temperatura de bulbo seco (TBS): é a temperatura do ar medida com um termômetro comum;
  • temperatura de bulbo úmido (TBU): é a temperatura do ar medida com um termômetro comum, cujo bulbo de vidro foi coberto por uma gaze úmida. A temperatura deve ser medida após movimentar rapidamente o termômetro no ar. Essa temperatura tem essa denominação pelo fato do bulbo do termômetro estar úmido quando é feita a leitura da temperatura;
  • umidade relativa (UR): é a razão entre a quantidade de umidade no ar e a quantidade máxima que ele pode conter na mesma temperatura
  • temperatura de ponto de orvalho(TPO): o "ponto de orvalho" pode ser definido como a menor temperatura a que podemos esfriar o ar sem que ocorra alguma condensação de vapor de água ou umidade

O Portal da Refrigeração traz aqui um excelente estudo do Prof. Luiz Carlos Martinelli Jr., da Unijui. Apresenta todo as informações necessárias para entender a psicometria.

Também disponibilizamos o download gratuito de um programa para elaboração de diagramas psicométricos.

Veja também:

comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Google

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet