Portal da Refrigeração
Pesquisa Personalizada
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Os primeiros sorvetes fabricados no Rio de Janeiro - fato histórico


O texto abaixo foi retirado do blog Fotos do Rio Antigo e nos dá uma ideia de como foi a chegada do primeiro carregamento de gelo no Rio e provavelmente, no Brasil, para fabricação de sorvete.

O processo de transporte e armazenamento você pode ver com mais detalhes na Historia da Refrigeração.

Para quem gosta de fotos antigas do Rio vale a pena conferir esse blog.

"Foi no ano de 1834 que, pela primeira vez, chegou ao Rio de Janeiro um carregamento de gelo, importado dos Estados Unidos.

Tratava-se de gelo natural, vindo no porão das embarcações, envolto, cuidadosamente, em espessas camadas de serragem.

Aqui desembarcado, foi remetido para as bandas de Santa Luzia, sendo imediatamente enterrado em covas profundas feitas na terra, onde se conservou por quatro ou cinco meses com perda de apenas 30 ou 40%. A princípio, o gelo não foi muito bem recebido pelo carioca: parecia que lhe queimava a boca...

Quanto ao sorvete, fabricado logo que aqui apareceu o gelo, deu motivo a um fato que provocou, naquele mesmo ano de 1834, grande indignação. O Ministro do Império, Aureliano e Souza e Oliveira Coutinho, Visconde de Sepetiba, numa recepção em sua residência, gastou, só em sorvetes, nada menos que 200$000! Os jornais oposicionistas adoraram o "escândalo"."

Um salão onde eram consumidos os primeiros sorvetes fabricados no Rio de Janeiro, a partir do gelo natural importado

Veja também:

comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Pesquisa Personalizada

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet