Portal da Refrigeração
Google
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Refrigeração de alimentos sem usar eletricidade


A técnica de refrigerar alimentos sem usar eletricidade, um conhecimento ancestral, que foi deixando de ser utiliza mesmo existindo enormes campos para sua aplicação, no mundo inteiro.

Alguns anos foi "redescoberta" por Mohammed Bah Abba que a denominou "pote dentro do pote sistemas de preservação e refrigeração de alimentos". Pela sua descoberta ele recebeu o Prêmio Rolex Awards, em 2000, e uma soma de US$ 75.000,00.

A técnica preserva frutas, vegetais e outros alimentos perecíveis em climas quentes e secos, áridos mesmo. Ela não requer eletricidade externa e consiste de dois potes de barro de diâmetros diferentes. Um é colocado dentro do outro e o espaço entre eles é preenchido com área úmida que é mantida constantemente molhada, mantendo os potes umedecidos. Frutas, legumes e vegetais e mesmo refrigerantes são colocados dentro do pote menor, que é coberto com uma tampa para evitar a entrada de água.

O fenômeno que ocorre é baseado em um princípio físico: a água contida na areia entre os potes evapora em direção a superfície de fora do pote maior, onde o ar quente e seco exterior circula. Devido as leis da termodinâmica, o processo de evaporação causa uma queda de temperatura de vários graus, refrigerando o pote interno e destruindo micro-organismos nocivos, o que resulta na conservação dos alimentos perecíveis.

É o mesmo princípio dos climatizadores evaporativos. Quanto mais seco e quente o ar exterior maior, menor a temperatura no pote interno que pode chegar a 14o C. de diferença.

A aplicação do fenômeno físico no "pote dentro do pote" deu a Mohammed Bah Abba notoriedade internacional principalmente devido as condições do seu local de origem, o Norte da Nigéria, uma região semidesértica, cuja maioria da população vive em estado de pobreza absoluta, e ligações de eletricidade são raras ou inexistentes.

Veja também:

comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Google

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet