Portal da Refrigeração
Google
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Conheça a sua próxima geladeira.... em 2050 !


A Electrolux promove uma competição mundial chamada Electrolux Design lab. Em 2010 o objetivo era criar produtos levando em conta como as pessoas irão preparar e armazenar os alimentos, lavar roupas e louças nos lares de 2050, quando se prevê que 74% da população global estarão convivendo em um ambiente urbano.

Para Henrik Otto, Vice Presidente Mundial de Design da Electrolux, a cada ano, o número de inscritos para o concurso vem crescendo consideravelmente. “Os oito finalistas chegaram aqui por conta de suas habilidades em reconhecer e responder ao desafio proposto pela Electrolux. Eles devem ser parabenizados pelo desenvolvimento destas soluções inovadoras, que consistem no uso eficiente do espaço doméstico”, comenta.

Os concorrentes escolhidos entre mais de 1.300 designers têm origem em oito países diferentes: Austrália, China, Estados Unidos, França, Índia, Irã, Rússia e Suécia.

Oito finalistas serão convidados a apresentar os seus projetos a um júri de peritos em Design, no dia 23 de setembro, no evento 100% Design, em Londres. Para definir o vencedor, o júri terá de considerar o design intuitivo, a inovação e a visão do consumidor em cada invenção. O primeiro colocado receberá como prêmio uma vaga de estágio de seis meses de duração no Centro de Design mundial da Electrolux e mais € 5.000,00 em espécie.

Dentre os projetos finalistas destacamos o da geladeira Bio Robot Refrigerator

A geladeira de 2050

A geladeira em 2050 não terá prateleiras e sim um gel envolvendo os alimentos

Resfriar alimentos por meio de biopolímeros em gel luminescente. Quase grego, não? Mas essa foi a ideia do russo Yuriy Dmitriev quando projetou a Bio Robot Refrigerator.

Quatro vezes menor do que uma geladeira convencional, o refrigerador não possui prateleiras, mas sim uma espécie de gelatina não pegajosa e inodora que cria uma cápsula ao redor dos mantimentos e facilita o manuseio dos itens refrigerados.

O aparelho não acompanha portas, compartimentos ou motor e os alimentos permanecem prontamente disponíveis e sem exalar qualquer odor. O eletrodoméstico é adaptável, podendo ser pendurado na posição vertical, horizontal, e mesmo no teto.

É uma pena a Electrolux não estender essa competição para os estudantes de design industrial brasileiro. Com certeza poderiam aparecer ótimos projetos mas bem adaptados à realidade local.

Veja também:

comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Google

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet