Portal da Refrigeração
Google
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Dutos de ar feitos com cobre

Fonte: www.revistafator.com.br, 10/07/2010


Um novo conceito chega ao Brasil: dutos de ar feitos de cobre que aliam o luxo e sofisticação com ação antimicrobiana.

Como resultado de uma iniciativa do Instituto Helênico do Cobre (Hellenic Copper Development Institute), braço da Internacional Copper Association – ICA, representada no Brasil pelo Procobre - Instituto Brasileiro do Cobre, é um dos primeiros do mundo a ter uma rede inteira de ventilação e ar-condicionado de cobre. O escritório de 3 mil metros quadrados foi equipado com dutos higiênicos de cobre com o objetivo de destacar a importância e os benefícios de ar limpo nos espaços de escritórios.

O conceito original da empresa de construção foi “criar um ambiente limpo, antimicrobiano e voltado a detalhes de alta qualidade estética e luxo. O cobre oferece uma instalação durável de alta qualidade com o benefício adicional de uma beleza natural que oferece um visual diferenciado, combinando com o design geral do escritório e transformando os dutos, que normalmente são pouco vistos, num item atrativo de destaque.

A ação antimicrobiana do cobre na luta contra a infecção já é bem difundida em ensaios clínicos realizados no hospital Selly Oak, em Birmingham, Inglaterra, e mais recentemente no Hospital de Calama, Chile.

Duto de cobre uma solução que alia sofisticação a ação antimicrobiana

O estudo realizado no hospital inglês constatou uma redução de 90% a 100% de contaminação em superfícies de cobre, comparadas com superfícies de outros materiais; um resultado apoiado por conclusões de outros ensaios. No Chile, o maior índice de bactérias foi registrado nas manivelas de camas hospitalares, com 5 mil bactérias por 100 cm2, seguido das grades protetoras, com 2 mil bactérias. Em ambos os casos, nessas mesmas superfícies cobertas com cobre, o número diminuiu respectivamente 82% e 91% respectivamente.

O trabalho do professor inglês John Keevil, focado na eficiência do cobre como superfície anti-fungo em sistemas de ar-condicionado como alternativo para o alumínio foi publicado recentemente na revista Letters in Applied Microbiology. Os resultados mostram que no cobre, os fungos isolados sobrevivem menos comparados com o alumínio. Além disso, o cobre também evitou a germinação de esporos presentes, reduzindo o risco da sua liberação.

As unidades de HVAC, onde as condições de umidade e obscuridade são ideais para a proliferação de germes, são de maior interesse para os pesquisadores, que querem aproveitar ainda mais do potencial antimicrobiano do cobre.

Nos Estados Unidos, o Departamento de Defesa está patrocinando pesquisas em componentes de cobre antimicrobiano capazes de controlar o crescimento de organismos em unidades de HVAC. Um ensaio em campo está em andamento na Base Militar de Fort Jackson, na Carolina do Sul, onde dois quartéis vizinhos foram equipados com serpentinas novas de cobre ou alumínio. Os resultados preliminares, apresentados na Conferência do Cobre 2010, no mês de junho, em Hamburgo, mostram que as serpentinas de cobre reduzem os níveis de bactérias e fungos no ar em condições de uso real.

O trabalho mostra que a substituição de componentes tradicionais de HVACs, como trocadores de calor e coletores de água por ligas de cobre, pode reduzir a contaminação biológica que afeta a qualidade do ar. Essa é uma boa notícia para os administradores de escritórios, por que a melhor qualidade do ar pode criar um ambiente de trabalho e vida mais saudáveis, reduzindo as faltas no trabalho e aumentando a produtividade.

Dutos de cobre instalados no escritório grego Procobre, que é uma instituição sem fins de lucro cuja missão é a promoção do uso do cobre, impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento de novas aplicações e difundindo sua contribuição ao melhoramento da qualidade de vida e o progresso da sociedade.

Share |
comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Google

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - diHITT - Notícias

Sites Parceiros:
Eletrodomésticos Fórum - site parceiro 
				do Portal da Refrigeração