Portal da Refrigeração
Pesquisa Personalizada
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Ar-condicionado em automóveis - dicas de funcionamento e manutenção


O condicionador de ar em veículos é cada vez mais comum, quase um item de série. Então, é preciso cuidar bem do equipamento para que ele não traga problemas ao veículo e à saúde de quem usa o automóvel. A seguir, algumas dicas:

Acionamento do ar-condicionado

Ao ligar o carro, quando o veículo ficou exposto ao sol, o ideal é colocar o equipamento na posição de recirculação de ar (fechada) para que o local esfrie mais rapidamente.

Recirculação de ar

O ideal é andar sempre com a circulação aberta. Isso evita que o veículo fique com odores internos. Além disso, o ar viciado pode ser ruim para pessoas alérgicas e com doenças respiratórias. Feche a entrada de ar só em locais com altos índices de poluição, como túneis, estradas de terra e atrás de caminhões e ônibus que emitam muita fumaça.

Sobrecarga da parte elétrica do automóvel com o ar-condicionado

Ligar o carro com o ar ativado é um mito. Nos modelos atuais, o próprio computador que gerencia o automóvel se prepara para tais situações – aciona o ar entre cinco e dez segundos depois.

Consumo do ar-condicionado

O equipamento rouba 10 cv do motor, mas a turbulência dos vidros abertos em um carro a 80 km/h aumenta mais o consumo de combustível do que usar o ar-condicionado.

Dependendo do modelo de carro e sua aerodinâmica, a partir de 60 km/h andar com o ar ligado gasta menos do que andar com os vidros abertos

Limpeza do ar-condicionado

Recomenda-se verificar a cada seis meses o filtro de ar, que, na verdade, é um filtro de pólen. Sujo, pode comprometer a ventilação e a eficiência do equipamento. A falta de limpeza pode levar a uma infestação de fungos nos dutos, provocar crises alérgicas ou causar alergias.

Manutenção mecânica do ar-condicionado

A demora do ar-condicionado em gelar pode ter outras razões além da sujeira. Um vazamento no sistema pode ocasionar perda do gás e comprometer a eficiência. Outro item que merece verificação periódica é a correia do compressor, geralmente posicionada no vão do motor. Se ela arrebentar, o ar-condicionado não funciona.

Além disso, o ar-condicionado requer uso periódico para evitar fadiga no equipamento. Por esta razão, montadoras aconselham ligar o aparelho periodicamente. O ideal é a cada 15 dias colocar o ar para gelar de 10 a 15 minutos.

Veja também:

comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Pesquisa Personalizada

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet